Quatro prédios de postos de saúde foram reformados e entregues para a população, outros dois estão em reforma
- 21/12/2017 15:24
O prefeito Waldeli Rosa, (PMDB) entregou no último dia 19 de dezembro para a população obras de melhoria nos prédios dos quatros ESF (Postos Estratégia Saúde da Família) localizados nos bairros: Vila Nunes, Sonho Meu III e São Francisco e central. De acordo com o chefe do executivo o valor aplicado em cada edificação foi em torno de R$ 25 mil. O prefeito acompanhado de vereadores e do vice-prefeito Roberto Rodrigues, (DEM) fizeram a entrega de uma caminhonete S-10 adquirida pela prefeitura no valor de R$ 140 mil.
Ele informou que ESF localizado no bairro Vale do Amanhecer será entregue no mês de fevereiro próximo assim como o CEM (Centro de Especialidades Médicas) no mês de janeiro. De acordo com o prefeito nessas duas unidades a reforma foi mais ampla, por isso mais demorada.
A Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal informou que as adequações realizadas nas unidades de saúde seguiram as normas do PMAQ (Programa de Melhorias do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica), “o objetivo é incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) por meio das equipes de atenção básica à saúde.
Adriana disse ainda que a meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.
A secretaria informou que a camionete será usada para o transporte de medicamento da capital e dar suporte para as equipes de atendimento na zona rural e em campanhas de vacinação.
Orientações do prefeito:
Waldeli informou que mudanças foram realizadas na área de saúde para melhor atender a população, “a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) são os ESF’s e não a FHCR (Fundação Hospitalar de Costa Rica), disse.
Ele esclareceu que visando melhorar o atendimento para os usuários foram adotados procedimentos: “primeiro o paciente deve procurar os Posto de Saúde no bairro, lá vão estar os médicos cumprindo oito horas de trabalho diariamente durante os cinco dias da semana, afirmou.
O prefeito ressaltou que caso o paciente precise de encaminhamento para especialista o médico vai encaminhar para o CEM (Centro de Especialidades Médicas) onde de acordo com ele há onze médicos com especialidades a disposição.
O chefe do executivo destacou que a Fundação Hospitalar só deve ser procurada para atendimento em casos de urgência e emergências, “isso evita a superlotação na Fundação, os postos estão equipados e com médicos capacitados para o atendimento”.
Ele argumentou que a porta de entrada para atendimento de saúde são os postos e não a Fundação Hospitalar, “estava acontecendo o inverso”.
O vice-prefeito Roberto agradeceu o empenho dos servidores da saúde, “temos que melhorar cada dia mais, esse trabalho e feito em equipe, assim estamos melhorando a qualidade de vida dos costarriquenses não temos que ser bom temos que ser melhor ainda", enfatizou.
Mais médicos:
O prefeito enalteceu o programa “mais médicos” do governo federal e destacou que os profissionais permanecem durante oito horas nos ESF, “isso facilita, os médicos brasileiros têm, outros compromissos e acabam não ficando às 8 horas nos postos”, disse Waldeli.
Ações de governo:
O secretário de Administração e Finanças Paulo Renato Andriani informou ao Hora da Notícia que aquisição do material para reforma das unidades de saúde foi realizada pelo sistema de pregão eletrônico e os profissionais da secretaria de saúde foi quem executaram as obras, “são servidores do Município que faz com que o preço fique mais baixo”, disse.
A coordenadora da atenção básica, Daiane Pupin, informou que tem cadastradas nos ESF' 7.145 mil famílias sendo 6 na área urbana, “um ESF atende a população da zona rural”, ele está localizado no bairro Vale do Amanhecer.
Para a diretora da fundação Hospitalar, Maria Aparecida da Silva o fluxo de usuários na Fundação diminuiu muito após as mudanças, “ouve mis comunicação com os profissionais da área”, disse.
Prestigiaram a cerimônia os vereadores: Rosangela Marcal, (PSB) e Claudomiro Martins Rosa,(PSD).


Comentários
Nenhum comentário enviado