Falta de médico pediatra faz prefeito recuar e adotar novamente o ofício para fornecer informações básicas, sem médico os pais estão aflitos
- 20/01/2014 12:01
A crise no setor de saúde do Município de Costa Rica/MS agravou ainda mais depois que a única médica pediatra deixou de atender na semana passada e ás consultas que estavam agendadas tiveram que ser remarcadas, ás urgências não puderam ser atendidas, as mais graves foram encaminhadas para Campo Grande. A médica pediatra segundo ás informações teve um problema de saúde. O Hora da Notícia recebeu diversas reclamações de usuários da saúde, procurou a assessoria de imprensa do prefeito Waldeli Rosa,(PR) para que respondesse aos questionamentos,a assessora se limitou a informar que outro médico pediatra está atendendo no Município desde a manhã da última sexta-feira (17) de janeiro.
O prefeito Waldeli voltou ao velho estilo de governar do inicio da administração, sem respostas para os questionamentos da população atraves do Hora da Notícia mandou que encaminhássemos um requerimento através de oficio para ter acesso às informações solicitadas. O prefeito havia recuado dessa prática, mas pelo jeito foi obrigado a adotá-la novamente diante do caos que se encontra a saúde no município não havendo respostas para as cobranças da população.
O Hora da Notícia recebeu a informação que estava com falta de médico desde o último dia 13 de janeiro, pacientes com consultas agendadas para o esse dia foram informados através de telefone que ás consultas haviam sido remarcadas para o dia 23 de janeiro, pois a pediatra não tinha previsão para retorno.
O médico como informou a assessora está atendendo, mas ainda não havia sido contratdo conforme apurou o Hora da Notícia. Com a falta de médico pediatra crianças pelo mesmo uma criança recém nascida teve que ser transferida para Campo Grande às pressas para receber atendimento, outras tantas ficaram esperando por atendimento. Os partos realizados nesse período não contaram com a presença do profissional o que é obrigado.
Faltam médicos:
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que tenham 20 pediatras a cada 100 mil habitantes, levando em conta essa recomendação Costa Rica deveria ter no seu quadro pelo menos cinco médicos pediatra levando em conta que o município tem 20 mil habitantes de acordo com o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), esse número populacional não levam em conta a população flutuante.
Incompetência:
O prefeito Waldeli e a Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal mostram ser incompetentes para gerir a saúde quando deixam de responder a questionamentos básicos sobre o atendimento de um médico pediatra no município e fornecer dados sobre consultas.
Hora da Notícia

Comentários
Nenhum comentário enviado