Empresa que vai se instalar em Costa Rica vai gerar cerca de 3.8 mil empregos

  • 21/08/2012 12:50

Parceria firmada entre a prefeitura de Costa Rica/MS nesta quarta-feira (15) e a Empresa YFlora Agroflorstal Ltda e Biotev Biotecnologia Vegetal Ltda prevê a geração de 3.800 empregos e investimento em torno de 500 milhões de reais com o plantio do Eucalipto para geração de resina. A empresa vai instalar sua sede Rodovia MS 135 km próximos ao Aeroporto Municipal onde vai iniciar nos próximos dias o plantio dos viveiros de mudas. A prefeitura vai fazer a doação de 10 hectares e a empresa vai a fornecer tecnologia. A parceria foi firmada no gabinete do prefeito.

O responsável pela empresa YFlora Agro florestal Ltda, o engenheiro florestal, Rui Pedro Ribeiro, fez uma explanação de como será a atuação da empresa em Costa Rica, “estamos aqui porque temos estudos que aqui chove bem, e tem logística, é uma região muito boa, o solo que precisamos encontramos aqui, e um solo misto”, disse.

O termo de protocolo assinado consiste em não transferir o imóvel recebido em doação da prefeitura. O município concederá os benefícios fiscais e tributários como forma de beneficio a geração de emprego e renda para a comunidade sendo a quantidade mínima de geração de 180 empregos no inicio da parceria.

O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) informou que a prefeitura está fazendo o desmembramento da área a ser doada que já estava reservada para empresa. Baird argumentou que essa parceria é mais uma oportunidade viabilizada pela prefeitura para os pequenos produtores que precisa de renda.

Rui Pedro explicou que a empresa fará arrendamentos em parceria com os proprietários rurais para o plantio do eucalipto, “pretendemos abranger o município de Costa Rica e Figueirão, não temos limite de área, iniciaremos plantando cerca de 600 hectares e chegaremos 20 mil hectares”, disse o empresário. De acordo com ele hoje empresa já produz no município de Itapeva (SP). “Vamos trazer para Costa Rica as primeiras mudas”, informou.

O engenheiro informou que no viveiro que será estruturado em Costa Rica será desenvolvida toda a genética para formação das mudas e a técnica para o plantio. De acordo com ele os proprietários têm a terra e a empresa fará a plantação de 20 mil hectares, depois de plantados virá à indústria que deverá gerar cerca de 3.800 empregos com um investimento em torno de 500 milhões.

Uma equipe da empresa ficará em Costa Rica para atender os produtores interessados em plantar o Eucalipto para produção de resina para a indústria. De acordo com Rui Pedro o Eucalipto vai gerar o carvão vegetal que é derivado de uma matéria renovável que é o eucalipto.

Hora da Notícia

Notícias Recentes

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário