Conferência reuniu quase 200 pessoas para cobrar transparência na administração pública

  • 07/12/2011 17:26

Aconteceu nesta terça-feira (07) o 1º encontro da CONSOCIAL (Transparência e Controle Social) por volta das 18 horas no auditório da Secretaria de Educação em Costa Rica. Cerca de 170 pessoas compareceram ao evento que foi presidido pela empresaria e professora Evair Gomes Nogueira. No último dia 08 de novembro foi realizada uma reunião conforme estabelece a CGU (Controladoria Geral da União) As etapas iniciaram no mês de julho de 2011 e vai até abril de 2012.

De acordo com Evair o objetivo é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

O evento contou com a palestrante do COE (Comissão Organizadora Estadual), Eliane Leão Fernandes. Ela abordou o tema: “A sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública”. A palestrante falou por cerca de 20 minutos e destacou que as pessoas podem agir e trabalhar no sentido de ter uma sociedade mais ética e fazer um mundo melhor.

Ela disse ainda sobre a importância da sociedade fiscalizar os recursos públicos e de as pessoas não deixarem se corromper, “está faltando ética, moral, exigir transparências dos políticos está na constituição”. Ela observou que é preciso acabar a ideia que: “todo político rouba”.

A palestrante ainda destacou ao Hora da Notícia sobre a iniciativa do prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) em dar suporte para realização do evento, “isso é fundamental, a sociedade está aqui é por isso que a conferência teve adesão de um grande numero de pessoas”, concluiu.

O evento contou com a participação do Ministério Público Estadual na pessoa do promotor George Cásio Tiosso Abbud. Ele discorreu sobre o tema: “A atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como Instâncias de Controle e as Diretrizes para Prevenção e Combate a Corrupção”. Ele destacou a sobre importância dos conselhos acompanharem as administrações e ao perceberem irregularidades levarem ao conhecimento do Ministério Público.

De acordo com ele, a Lei de Improbidade Administrativa não prescreve, “essa pune o gestor público e obriga o ressarcimento ao erário”. Segundo ele o enriquecimento ilícito causa uma lesão aos cofres públicos, “é preciso que os fatos cheguem até nós”. Para ele a conferencia é um marco para Costa Rica, ”vamos escrever uma pagina bonita em nossa história”, Disse George Cásio.

Estamos vivendo uma crise no setor, viciada e violentada na corrupção, temos que cobrar, fico feliz de ver a casa cheia”, disse o prefeito Baird. Ele foi alem e afirmou estar à-vontade e quer ser cobrado pela sociedade sobre sua gestão, “quero ser cobrado, quero dar satisfação de meus atos a sociedade, como gestor quero transparência, esse movimento eu tenho que abraçar não tenho vergonha desse tema”. Ele ressaltou ainda que 40 bilhões se perdem com corrupção.

Evair destacou a imparcialidade do prefeito e disse estar feliz em ver o auditório lotado de pessoas da comunidade e autoridades, “participou um público mesclado”.

“Atingimos o objetivo, precisamos despertar o interesse de participação na comunidade”, concluiu a empresaria.

Participação:

Só o vereador Adair Tiago de Oliveira, (PMDB) compareceu ao evento, os outros oito parlamentares não deram as caras e muito menos justificaram suas ausências.

Participaram do evento o Advogado Antônio Rodrigues da Silva, Presidente da Subseção da OAB, o padre Fabrício Pinheiro da Silva, a defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, secretários municipais, professores e diretores de escolas.

As propostas resultantes de todo o processo da conferencia vai subsidiar a criação de um plano nacional sobre transparência e controle social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas do governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

 Veja Fotos:  http://migre.me/730aq

Hora da Notícia

Notícias Recentes

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário