Promotor de Justiça despede dos amigos e relembra a infância
- 28/10/2010 17:52
A festa de confraternização para cumprimentar o promotor de justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior aconteceu nesta quarta-feira (27) no Clube Recreativo Costa Rica. Cerca de 220 pessoas, amigas do representante do Ministério Público Estadual compareceram ao evento para abraçá-lo, visivelmente emocionado Izonildo destacou as dificuldades que enfrentou para galgar o cargo que exerce e nominou pessoas que o ajudaram de forma direta ou indireta ao ser reconhecido como um promotor justo, honesto, duro quando é necessário, dedicado ao trabalho e amigo das pessoas conforme disseram as pessoas entrevistadas pelo Hora da Notícia.
O promotor é bastante popular na cidade, está sempre circulando pelas ruas, é conhecido pela população como “Dr. Izonildo”, está sempre a frente dos problemas sociais, suas decisões nos processos são tomadas com conhecimento de causa junto ao problema que ele tem em mão para decidir, ele vai ao local dos fatos, ouve os envolvidos. É destacado pelos amigos e autoridades como determinado.
Formado em Filosofia e Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) de Campo Grande, para chegar ao cargo de promotor segundo o seus pais ele viveu dificuldades ainda na infância humilde na cidade de carneirinho/MG. Izonildo Gonçalves de Assunção e Ana Alves de Freitas Assunção, pais do “Junior” como ele é chamado no ceio da família destacaram o orgulho que tem do filho promotor, Temos orgulho, não temos palavras para definir o que sentimos, “somos felizes e realizados”, eles destacaram ainda que o filho teve uma boa educação e aprendeu valores morais e éticos que com certeza o ajudou na sua formação profissional.
O homem que hoje é responsável por decisões na vida de grande parte da coletividade, precisou de muita determinação para conseguir estudar, morava em uma fazenda distante 15 quilômetros da cidade e saia de casa todos os dias às 4h30 para embarcar em veiculo que o levava até a escola. Izonildo pai contou ao Hora da Notícia que a responsabilidade e o comprometimento do filho com os estudos era tanto que ele lhe deu um carro Escort aos 13 anos de idade para que pudesse ir acompanhado da Irmã para escola, “isso facilitou para eles chegaram a escola, mas era difícil ele era menor, foi preciso eu conversar com o capitão comandante da região e explicar para ele os motivos para ele dirigir”, disse o pai.
Ainda de acordo com o pai, “Junior” foi criado na lida da fazenda, “ele sabe apartar boi, arrear cavalo, tirar leite, ensinei ele a trabalhar”, disse.
Edinaldo Alfredo Araujo e Marli da Silva Ferreira estiveram presentes ao evento, eles são pais da adolescente Monizia da Silva Araujo de 11 anos assassinada brutalmente em 2007. Eles destacaram o trabalho do promotor ao Hora da Notícia, a mãe disse: “ele é maravilhoso, nos ajudou, mas no inicio eu achava que por sermos pobre ninguém iria fazer justiça, mas ele é justo, fomos tratados com respeito”, disse Marli. A época o promotor acompanhou o caso desde o comunicado de desaparecimento e deu suporte a família no momento da dor. A mãe pediu ao promotor que justiça fosse feita, o acusado foi a júri popular e foi condenado a 38 anos de prisão.
Izonildo deixou sua marca registrada na comarca pelo jeito simples de trabalhar, nos quase sete anos da sua atuação ele recebeu em seu gabinete pessoas de todas as classes sociais, abriu as ações do Ministério Público para imprensa e teve sua atuação nos mais de 100 júris populares destacada.
Hora da Notícia


Comentários
Nenhum comentário enviado